FAQ

QUEM É ÒRÚNMÍLÁ?

Òrúnmílà é a divindade da sabedoria e seu verdadeiro nome é ÈLÀ. Ele é indubitavelmente o mais sábio e influente entre todos os Òrìsá (Orixá).  Òrúnmìlá é também o testemunho do destino de todos os seres humanos.

Foi Òrúnmìlà quem trouxe IFÀ ao mundo para benefício da humanidade, para guardar e guiar os seres humanos na terra.  IFÀ é a palavra direta codificada de ÒLÓDÚMARÈ (Deus)

QUAIS SÃO AS PALAVRAS DE ORDEM DE IFÁ PARA SEUS SEGUIDORES?

Honestidade e Paciência, não importando a situação.  A nossa maneira de falar, de agir e de pensar, determina o tipo de espírito que nos rodeiam. Se pensarmos o mal, os maus espíritos sempre serão nossos companheiros, se formos benevolentes e piedosos, os espíritos bons sempre estarão conosco, nos ouvindo e nos ajudando. Ninguém pode trazer tristeza à vida de outras pessoas e esperar felicidade em sua própria vida.  IFÁ nos ensina que devemos estar sempre conscientes de que o inimigo certamente irá nos apanhar um dia, se formos desonestos.  Por outro lado, se formos honestos e confrontados com a tribulação, teremos como superar e seremos capazes de reconhecer os inimigos que fingem ser, amigos íntimos.

O QUE ACONTECE COM UM SACERDOTE QUE NÃO É SÉRIO NO CULTO A IFÁ ?

Segundo o Odú Ógundà Ìrosùn, o Sacerdote que não é sério sobre IFÁ, banaliza a sua vocação, e esse comportamento vai fazer com que as pessoas percam o respeito por IFÁ.  Órùnmilá em sua sabedoria sabe como tratar e lidar com qualquer um que se comporte assim, tomando certas atitudes para que o Sacerdote descubra o problema que emanou da falta de sinceridade, se arrependa e se aconselhe com os mais velhos nos ensinamentos  da palavra de Ólodùmarè (Deus), que é IFÁ, para não morrer amaldiçoado e miserável.

COMO NOSSAS ORAÇÕES CHEGAM A ÒLÒDUMÁRÈ (DEUS) ?

Esú (Exú) e Obàtálá são os que asseguram que as orações de uma pessoa serão aceitas e aprovadas pelas Divindades e Òlòdumárè.

O odú Òsá -Méjì mostra que devemos orar para a boa saúde e para a proteção contra todo o mal.  É também uma forma de se redimir com os Irùnmolè e os Òrìsá (Orixá).  Quando alguém ora é para estar em harmonia com ele e não invocar sua fúria.  É muito bom também rezar para aqueles que enfrentam problemas com as Àjé (Bruxas) para que sejam capazes de obter êxito, paz mental e que elas não destruam suas realizações na vida.

O QUE ÒLODÙMÁRÉ (DEUS) RESERVA PARA AS PESSOAS MENTIROSAS ?

Segundo o Odú Èjiogbè,  Òlodùmaré (Deus) julgará as pessoas pelo que elas dizem.  O mentiroso pode enganar as pessoas a ponto de destruir a vida delas.  O mentiroso deve ser responsabilizado três vezes: por mentir, por enganar e por ser instrumento para a destruição da vida das pessoas.  IFÁ diz que isto não é bom, pois para os que dizem o que não é verdade, o castigo será o ganho.

O QUE ÓRÙMILÁ FALA SOBRE AS MULHERES?

O Odú ÒSÈ-ÒTURUPÒN, diz que devemos dar valor, devido respeito e reconhecimento as mulheres.  Afinal, elas são as mães do mundo.  Ninguém vem a este mundo fora do seu conhecimento e de sua contribuição.  Um seguidor de Ifá deve respeitá-las, a fim de ser abençoado com:  riquezas, filhos, cônjuge e longevidade.  IFÀ diz que as mulheres devem também honrar e respeitar os homens, pois assim elas terão vida longa e paz na terra. E ninguém deve usar palavras negativas contra as mulheres.

O QUE É REZA OCULTA ESOTÉRICA ?

É um tipo de reza que é realizada por forças e energias físicas e metafísicas.  Esta é um tipo de oração que contém todos os segredos da vida.  Quanto mais se sabe essas orações e as domina, mais você se torna maior.  Para energizar suas orações deve-se utilizar o nome da divindade, deuses, semideuses, espíritos, ancestrais, vento, sol, lua, meteoro etc... e o poder da palavra falada.  Não existe um limite para o poder que uma pessoa possa possuir; tudo depende da capacidade de adquirir conhecimento que é a chave para abrir a porta desse poder.

O QUE É ORI ?

É Uma das divindades mais importantes na compreensão do Culto Yorubá.  É o domicilio de todas as escolhas.  É o receptáculo de idéias, opiniões, emoções e está ligada ao destino e sorte de cada pessoa.  Representa o mais íntimo de cada um, o inconsciente, o próprio sopro de vida na particularidade de cada pessoa.  Orí é cultuado como uma Divindade e é único e individualizado, devendo ser cultuado e cuidado, é a sede da personalidade e destino do homem.    

A origem ou a fonte de todo orí é o Deus Supremo – Òlodùmáré - o Grande Orí.  

O conceito de Ifá sobre Ori é a integração do pensamento e da emoção que gera um Ori positivo ou de sabedoria.  Ori é o Deus portador da individualidade de cada ser humano.

O QUE É ESÚ (Exú) ?

Esú (Exú)  foi criado por ÒLODÙMÁRÉ (Deus) como um Eborá todo especial de maneira tal que ele deve existir em tudo e residir em cada pessoa.
Esú (Exú) é por excelência o símbolo da existência diferenciada e, em conseqüência disso, o elemento dinâmico que leva ao movimento, à transformação e ao crescimento.  Esú (Exú) é a energia absoluta da oportunidade!
Esú (Exú) é o primeiro a ser cultuado, e isso se explica devido ao seu papel de energia condutora, propulsora, recapacitadora e reconstituidora.  Sem Esú (Exú) tudo estaria paralisado, estagnado, sem desenvolvimento.  É ele quem faz cumprir o equilíbrio de tudo que existe. Equilíbrio este, que permite a multiplicação e o crescimento.

PORQUE ESÚ É O GRANDE ALIADO DA HUMANIDADE?

É Òrìsá (Orixá) Esú (Exú), que transporta as oferendas para o mundo espiritual (Òrún) e, se forem aceitas, é ele quem traz de volta a resposta Divina na forma de benção solicitada pelo cliente.

Envie suas dúvidas.