Ẹbó é um ritual de sacrifício em forma de oferenda, feito às divindades e aos ancestrais, que inclui elementos determinados pelo oráculo, manipulando energias dos diversos reinos da natureza para obtenção ou reversão de uma situação.
A palavra ebó, vem de bó – alimentar o Òrìsà.
As oferendas podem ser animal, vegetal, mineral ou incluir outro tipo de sacrifício. O Ẹbó é uma forma de apaziguar, amenizar ou evitar alguma situação dolorosa ou afastar algum perigo eminente.
Algumas vezes, o Ẹbó não virá na forma de uma oferenda física, mas através de regras de comportamento ou de algumas situações ou coisas que devem ser evitadas. Por exemplo: não freqüentar alguns lugares, não consumir determinado tipo de alimento, não ingerir bebidas alcoólicas, não usar drogas, não mentir, adotando uma rotina de rezas, entre outras.
O Ẹbó é parte de um sistema de forças e energias, mas para isso é preciso existir uma integração entre o Sacerdote, a pessoa que está passando pelo ebó e as forças espirituais que são manipuladas para se obter o resultado desejado, e nesse processo, o Òrìsá Èsú é o responsável por movimentar toda essa energia.
Se estabelece a necessidade de fazer um ẹbó, através do oráculo, onde recebemos um aconselhamento do odù que saiu no jogo. O odù indica o que existe em torno de nós e também por qual caminho deve-se fazer o ebó para resolver problemas ou amenizar determinada situação.
O ẹbó limpa a energia negativa que acumulamos no dia-a-dia, ao longo da vida. Essa negatividade pode surgir devido a algo que outras pessoas nos fizeram de mal ou por nossos próprios pensamentos, sentimentos ou atitudes acumulados.
A negatividade provoca doenças, depressões, bloqueios e dores, causando desequilíbrios na vida. O ẹbó é para libertar de todo esse “lixo” que causa os bloqueios energéticos e que impede de caminhar livremente em todas as áreas da vida.
O ẹbó, traz prosperidade, abre caminhos e favorece o bom fluxo energético, isso quando feito por mãos de um Sacerdote comprometido com a verdade espiritual.
Durante o ebó, quando se reza cada elemento material, faz com que o Àse que está dentro desse material se manifeste.
Muitas vezes os elementos dos ebó podem ser os mesmos, mas o Sacerdote direciona a energia desses elementos para onde precisa.
O ebó, na maioria das vezes, traz benefícios, e principalmente equilibra a energia de modo que atraia situações positivas.
Trabalho por :
Obàaláse Oluwo Willer Almeida
Erelú Iyá Òsún Fatima Gilvaz
Pesquisa :
– Experiências pessoais
– Vários Sites sobre o assunto.